Hi crews, antes de começar a falar a respeito das seleções gostaria de tocar num assunto que percebo ainda ser uma dúvida de muitos: A idade.
Quem leu meu post de apresentação sabe que tenho 39 anos e entrar para a aviação é um sonho que trago na bagagem lá da minha infância. Pra ser mais específica meu sonho era ser comissária de voo.Mas quis o destino que eu desse outro rumo a minha carreira profissional. Quando enfim resolvi que iria apostar na aviação veio aquele grande ponto de interrogação. Mas, e a idade? Será que ainda dá? Durante o curso de Agente esse fantasma me assombrou muito, até porque se não me engano em toda a escola, incluindo as turmas de comissário eu era a mais velha. Até tinha umas colegas de 35 anos, mas eu ainda era a mais velha, casada, com filho e pra completar não dominava nenhum idioma. Mas continuei ali, firme e determinada a conseguir pelo menos uma entrevista, porque sabia(e sei) de minhas qualificações(lembrei que preciso falar a respeito depois)
Na última aula foi solicitado a entrega do nosso currículo à responsável pela escola, conforme todas as informações sobre o mesmo. Feito isso, encerramos o curso e começamos a peregrinação em busca da nossa oportunidade. Lembro que fiz cadastros em todos os sites recomendados(colocarei os links no final da página) e não satisfeita me produzi e rumei ao aeroporto na tentativa de deixar um currículo diretamente nas mãos de um responsável. Aqui em POA é um pouco mais complicado porque o RH das companhias funciona apenas interno, não dão espaço para o recebimento de currículos em mãos.
Alguns dias se passaram e recebi, juntamente com minhas colegas o convite para participar do processo seletivo para Auxiliar de Aeroporto da GOL.
O convite a seleção veio em Julho, logo após o termino do curso. aconteceu por e-mail solicitando que fosse realizado um teste no portal do vagas.com. Naquele dia pra mim deu tudo errado. Deixo aqui a dica pra vocês. Quando candidatarem-se a alguma vaga nas companhias fiquem penduradas nos telefones e e-mails. Eu não lembro que horas recebi o e-mail, mas quando verifiquei minha caixa de mensagem eram 17h40. Eu estava em casa me arrumando pra sair pra faculdade quando abri meu e-mail e li as condições. Eu teria até as 24h para responder alguns testes de português e inglês, entre outras questões. Fiquei apavorada porque justamente naquele dia eu tinha prova na faculdade e no email deixava bem claro que deveriamos estar em um local silencioso, livre de interrupções porque o teste duraria em torno de 45 minutos e não poderia ser interrompido sob pena de eliminação. Fiquei com dois corações. Ficava ali e respondia o teste o mais rápido possível correndo o risco de perder a prova ou perdia a oportunidade.
Imagina que logo eu deixaria perder uma oportunidade dessas. Sentei em frente ao computador e iniciei os testes. Quando iniciei a leitura percebi que cada questão teria em torno de 2 a 3 min. Me apavorei, como disse naquele dia tudo conspirou contra. A internet ficou lenta, o computador travou e pra completar fui interrompida duas vezes pelo meu filho perguntando:-Mãe! Posso comer isso? Mãe! Posso descer? Gente, sério. Queria estrangular o moleque,kkkkk.
Mas enfim, cheguei ao final dos testes e creio que muitas questões foram sem respostas em função da lentidão da internet e o travamento do PC porque, uns dois dias depois minhas colegas postaram no grupo que tinham sido chamada para a segunda etapa da seleção. Fiquei muuuuito triste. Enviei um e-mail para a pessoa responsável para perguntar onde havia ocorrido o erro. E a resposta sem dúvidas era o que eu imaginava:-Você não atingiu a pontuação minima nos testes. Logicamente que fiquei super chateada. Culpava Deus e o mundo naquele momento porque foi uma chance desperdiçada e outra somente em 6 meses ou 1 ano(se, acontecer a abertura de vagas). Em contrapartida fiquei muito feliz pelas minhas colegas.
A partir daqui tudo que sei sobre a seleção da Gol é o que elas me contaram. Então segue...
O processo ocorre em 1 dia inteiro praticamente. Lembro com ´poucos detalhes que elas me contaram que ao chegar ao local haviam poucos candidatos. A primeira etapa aconteceu a apresentação da empresa, da remuneração e beneficios e a apresentação de cada candidato. A segunda etapa ocorreu uma dinâmica onde já no contato foi solicitado que cada uma levasse um objeto. Então elas tiveram que apresentar aquele objeto como se estivessem falando sobre si. Logo após a apresentação houve um intervalo e uma primeira eliminação. Quando retornaram a sala foram separados pequenos grupos e apresentado a eles algumas situações de rotinas aeroportuárias, no qual eles deveriam discutir e apresentar seus resultados juntamente com os argumentos. Feito isso todos foram liberados para aguardar o resultado em casa. Do grupo do curso apenas uma menina foi selecionada mas acabou não concluindo os tramites legais para contratação por motivos pessoais.
Com isso acho que já dá pra ter uma base do que realmente a empresa busca. Tirem cada um suas conclusões e aproveitem as dicas da melhor forma.
Já o convite para a seleção da LATAM veio logo após. Havia feito minha inscrição pelo site vagas.com e reiterei enviando por e-mail para o RH aqui da minha base. O primeiro contato aconteceu em julho/2016 por telefone solicitando o comparecimento para a entrevista em grupo. O processo todo nessa primeira etapa levou em torno de 2h. Eramos um grupo pequeno, em torno 8/9 pessoas mas haviam outras turmas em horários diferentes. A questão da idade me assombrou mais uma vez. Ao chegar percebi que eram todos na sua maioria candidato entre 23 e 30 anos. E um detalhe. Eu estava super produzida (conforme sempre indicado no curso, de traje social). Apenas eu e um outro candidato. Acho que isso contou pontos porque eu não tinha o currículo como de alguns candidatos. Imagina que tinha uma candidata que além de ser de origem Portuguesa ainda falava espanhol, inglês e alemão e já tinha trabalhado na American Airlines. Outros candidatos também bastante experientes, uns moraram no exterior, outros mais viajados, inclusive alguns candidatos que estavam tentando migrar de setor no aeroporto. A apresentacao pessoal aconteceu de forma espontanea e se eu pudesse voltar atras com certeza seria a primeira a falar. Conforme os candidatos iam falando mais eu me sentia um "pinto no lixo" 😂, bem perdida, com medo e vergonha porque todos ali falavam de suas experiências na aviação e suas viagens e tal(e falavam muuito mesmo. Parecia uma competição de quem tinha mais experiências). Quando chegou minha vez eu gelei. Mas numa fracao de segundos lembrei do conselho que eu falei pra vocês em outro post...FALE SOMENTE O NECESSÁRIO. Comecei contando sobre minha paixão pela aviacao (mas em momento algum mencionei que vinha de uma família do meio, até pq meu tio era DSV na época do acidente da Tam e eu não queria que isso influenciasse). Queria entrar por méritos próprios. Falei sobre minha trajetória profissional e sobre o idioma fui bem clara. Não domino o inglês mas que estava nos planos me dedicar a ele assim que tivesse tempo porque tinha consciência da importância para um bom relacionamento com o cliente. Tão logo encerrada as apresentações foi dado início a uma dinâmica. Era individual. Quando recebi as atividades gelei mais uma vez. Como eu responderia aquelas questões sem nunca ter trabalhado na área? Aí lembrei do curso mais uma vez, se não tivesse feito acho que não conseguiria. Muito embora acredito que eles queriam mesmo era saber da capacidade de cada um em tomar decisões. Depois foi o momento das discussões. E mais uma vez teve aquele alvoroço. Todos querendo falar e eu bem quietinha observando. Quando percebi um breve silêncio pedi permissão pra falar e percebi que minhas decisões eram muito parecidas com as dos mais experientes e isso me deixou um pouco mais segura e relaxada. Após a dinâmica fomos liberados. Aguardaríamos o contato nos proxs dias. Confesso que sai dali bem desmotivada, não confiando que fosse aprovada para a segunda etapa.
A entrevista individual foi na base, com a gerência. Chegando lá me senti em casa😅. Mais uma vez bem vestida, maquiada e cabelo preso. "Aquele candidato bem vestido" também estava. A conversa não durou mais que 10min( aquela coisa da apresentação pessoal, porque quer ser Agente...)e ao final ficou combinado que eles dariam retorno apenas aos que não fossem aprovados. Fui pra casa e não tive mais nenhum retorno.
A entrevista individual foi na base, com a gerência. Chegando lá me senti em casa😅. Mais uma vez bem vestida, maquiada e cabelo preso. "Aquele candidato bem vestido" também estava. A conversa não durou mais que 10min( aquela coisa da apresentação pessoal, porque quer ser Agente...)e ao final ficou combinado que eles dariam retorno apenas aos que não fossem aprovados. Fui pra casa e não tive mais nenhum retorno.
Passados uns 20 dias recebi via fone o convite para a seleção da Azul. Eu não poderia ficar aguardando o contato da LATAM, apesar de ser a companhia que sempre desejei trabalhar eu não podia ficar parada. E lá fui bem faceira. Essa seleção achei a mais tensa de todas. Não a toa que é uma empresa bem conceituada e que desperta o desejo de muitas meninas em voar com a Azul. O processo durou um dia inteiro. Chegando lá logo dei de cara com "aquele candidato bem vestido" que participou comigo da seleção da LATAM. Lógico que eu teria que ir perguntar alguma coisa pra ele, senão ia me corroer de curiosidade😂. Nunca pensei que a tristeza de um seria a minha alegria, ele havia recebido o retorno negativo da LATAM 2 dias depois da entrevista individual. Não preciso nem dizer que fui pra seleção da Azul radiante pq sabia que mais cedo ou mais tarde meu telefone ia tocar. Tanto que, mal consegui me concentrar. Passei por todas as etapas: apresentação pessoal, testes (matemática, português e geografia). A dinâmica foi muito tensa. Inicialmente deveríamos escolher um personagem e depois cada um explicar o pq da escolha. Feito isso foram divididos pequenos grupos e deveríamos discutir para escolher 5 personagens para embarcar em um vôo. Durante a discussão os profissionais passavam e analisavam o desempenho de cada um. Dessa fase eu não passei. Creio que já estava bem cansada, com sede e em alguns momentos tentei impor aos meus colegas o embarque do meu personagem. Depois tivemos que justificar porque embarcamos fulano e não Beltrano😆. Então compreendi que o objetivo maior da tarefa era avaliar nossas atitudes relacionadas A PRIORIDADE de embarque.
Mas tudo bem, não deu na Azul mas, não estava descartada minha chance na LATAM. E confesso que isso não saiu da minha cabeça durante a seleção. Acho até que foi um fator que tirou um pouco meu foco, sem contar que nunca havia passado por esse tipo de seleção. Um dia inteiro mexeu com o psicológico da tia aqui,kkkk.
LATAM (continuação)
Não demorou e no inicio de agosto/2016 um novo contato da cia. Foi por e-mail solicitando que eu fizesse alguns testes português, raciocínio lógico e inglês. E mais uma vez um longo período sem contato, sem saber se havia sido ou não aprovada. Em setembro um novo e-mail solicitando maaaais testes. Dessa vez testes de segurança e personalidade e novamente loooongo período sem feedback. Cheguei a conversar com algumas pessoas em alguns grupos do face, até com a Raz que tambem tem um blog (Café na Galley) e hoje é agente na LATAM no RJ e as respostas foram unanimes: aguarda que você está muito perto. 😄😄.
Essa troca de informação me deixou muito otimista, até que chegou no final do ano e nada. Nenhum contato, nem sinal de fumaça. Fiquei muuito chateada porque foram muitas etapas e em nenhuma tive qualquer retorno. Isso é muito ruim. Ainda mais quando queremos muito não é mesmo?
Enfim, já havia desistido de esperar e disparei currículo para várias empresas. Há 15 dias meu telefone toca...Quando olho 😒011 SP. Quase que não atendo achando que era cobrança ou telemarketing, mas alguma coisa disse : -ATENDE SUA LOUCA!!!
Eram eles, siiimm. Perguntando se eu ainda tinha interesse em trabalhar na companhia. Gente fiquei muito feliz, mas não era pra começar de imediato. Pediram que eu aguardasse que eles entrariam em contato para as etapas burocráticas. De qualquer forma já que cheguei até aqui, aqui continuo...aguardando ansiosa. Espero que em breve eu venha aqui contar pra vocês o final dessa história. Positiva ou negativa, já me sinto muito realizada por poder ajudar uma galerinha por aí que tem muitas dúvidas sobre todo esse processo.
Mas, quero lembrá-los que esse processo seletivo não é uma regra. Tudo vai depender da classificação do aeroporto pois temos aeroportos REGIONAIS, DOMÉSTICOS E INTERNACIONAIS, portanto recebem tipos de voos diferentes e possuindo características diferentes logicamente que uns cobram mais que outros. Inclusive a questão do idioma.
Mas, quero lembrá-los que esse processo seletivo não é uma regra. Tudo vai depender da classificação do aeroporto pois temos aeroportos REGIONAIS, DOMÉSTICOS E INTERNACIONAIS, portanto recebem tipos de voos diferentes e possuindo características diferentes logicamente que uns cobram mais que outros. Inclusive a questão do idioma.
Grande bju e fiquem com Deus. Até a próxima
Nenhum comentário:
Postar um comentário